Programas Estudantis
Estes são os programas institucionais dirigidos aos estudantes do nosso grupo de pesquisa, alguns deles modalidades cedidas pelo CNPQ (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), outros fomentados pela própria Universidade Federal do Paraná ou desenvolvidos pelo departamento de Engenharia de Produção. São eles o PIBIC, o PIBITI, Mestrado, Doutorado e o Grupo de Estudos.

INICIAÇÃO TECNOLÓGICA
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS UTILIZANDO A PESQUISA OPERACIONAL.
O projeto consiste em desenvolver uma ferramenta computacional para a obtenção de soluções de diversos problemas reais estudados na área de Pesquisa Operacional. O desenvolvimento do software será em linguagem Visual Basic for Apliccations (VBA), em sistema operacional Windows®.
Este projeto tem como principais objetivos aproximar conteúdos de sala de aula com a necessidade do mercado, alem de gerar resultados acadêmicos com grande possibilidade de publicação em Congressos, simpósios e periódicos.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
NOVAS TECNOLOGIAS NA APLICAÇÃO DE PESQUISA OPERACIONAL NA LOGÍSTICA.
abc123Neste projeto o grupo busca novas tecnologias para obter soluções dos mais diversos problemas de logística e áreas correlatas. Trabalhando com modelagem matemática de problemas reais tem como objetivo o estudo e a capacitação na utilização de softwares de otimização, principalmente o CPLEX ®

GRUPO DE PESQUISA
TECNOLOGIAS DE DECISÃO APLICADAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS.
Este grupo tem como foco a capacitação na utilização de softwares de otimização, comparação de resultados de desempenho destes, bem como o desenvolvimento de algoritmos de caráter matemático em linguagem fácil. O estudo de programação computacional permite a criação de aplicativos voltados à resolução de problemas lineares e sua aplicação à situações reais.
PROBEM
BOLSA PERMANÊNCIA.
abc123A Bolsa Permanência, é um dos benefícios do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção do Estudante com Fragilidade Econômica, PROBEM. Com caráter socioeducativo, duração de 12 meses e contrapartida de 12 horas semanais de atividades formativas, a bolsa permanência consiste em um auxílio financeiro mensal aos estudantes.
abc123A contrapartida é feita através da participação, no âmbito da universidade, em projetos relacionados à área de formação do aluno. Os projetos são elaborados por professores ou técnicos com nível superior, que farão o acompanhamento do estudantes durante o período da bolsa.
